Pages

domingo, 9 de maio de 2010

Foi fácil e chato.



Domínio da Red Bull.

Mark Webber, com sobras, venceu o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 em Barcelona. Uma pilotagem segura, precisa e constante. Quase um passeio.

Na segunda colocação, Fernando Alonso fez apenas o necessário durante a prova. Terminaria em quarto, não fossem os problemas enfrentados por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Mérito para a inteligência do espanhol que soube utilizar o que o carro tinha para oferecer sem grandes avarias ao equipamento.

Méritos para Alonso e festa para a torcida espanhola que foi à loucura com o pódio do espanhol.

O mesmo não pode ser dito de Vettel que tinha tudo para conquistar, ao menos, uma dobradinha para equipe, mas devido ao seu estilo de pilotagem agressivo e a juventude enfrentou problemas com o desgaste de pneus e o sistema de freios.

Mesmo assim, saiu no lucro. Largou em segundo, perdeu duas posições, uma pra Hamilton e a outra pra Alonso, teve sérios problemas de frenagem no fim da prova, mas, ainda abocanhou um terceiro posto e um lugar no pódio.

Lugar no pódio que deveria ser da Mclaren de Hamilton. Largando em terceiro fez uma prova sólida, ultrapassou o jovem piloto alemão da Red Bull mesmo tendo um carro mais lento. Porém, faltando duas voltas para o término da corrida seu pneu dianteiro esquerdo explodiu. Fim de prova antecipado para o inglês.

Já, Michael Schumacher, quarto, conseguiu se recuperar. Andou na frente de Rosberg todo o fim de semana, foi constante durante a prova e ainda deu lampejos do velho heptacampeão ao segurar Jenson Button que vinha mais rápido.

Foi um belo duelo pela quinta posição. Afinal, não era de se esperar algo diferente. Oito títulos mundiais. O maior campeão de todos os tempos contra o atual campeão.

Massa poderia ter entrado na briga também. Não entrou. Foi apagado durante todas as sessões, durante a corrida. Não andou perto de Alonso em nenhum momento e dos ponteiros foi o maior fiasco. Lento, nada combativo e ainda trapalhão.

Enquanto, Schumacher e Button conseguiam se livrar dos retardatários com certa facilidade, Felipe acabou se estranhando com um. Karun Chandhok da fraca Hispania. Bateu a asa dianteira na traseira do carro do indiano. Resultado, spoiler dianteiro esquerdo avariado. Não teve que trocar o conjunto da asa, mas o rendimento que já não era bom, piorou.

Continuando com os brasileiros. Palmas para Rubens Barrichello que largou na décima sétima posição e terminou em nono. Com uma largada excepcional, na primeira volta já estava em décimo segundo.

A boa estratégia da equipe Williams e o bom ritmo de prova deram à Rubens mais duas posições, como bônus, a batida de Hamilton, mais uma.

Entretanto, Bruno Senna mesmo largando bem e conquistando quatro posições, não durou cinco curvas e Lucas Di Grassi foi, o último dos que completaram, décimo nono levando quatro voltas do vencedor.

Barcelona, geralmente, irrita quem assiste à seus GP's. Esse ano não foi diferente. Webber saiu da pole, por lá terminou. Terceira vitória do australiano na categoria que agora é o quarto no mundial de pilotos.


Final:
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 66 voltas em 1h35min44s101
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s065
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 51s338
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min02s195
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min03s728
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min05s767
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min12s941
8°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min13s677
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
10°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
14°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 2 voltas
15°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2 voltas
16°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 2 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 3 voltas
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4 voltas

Não completaram:
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 24 voltas/problema mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 39 voltas/problema mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 48 voltas/problema mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 66 voltas/não largou
Fonte: Tazio

Mundial de Pilotos:
1. Jenson Button, 70 pontos
2. Fernando Alonso, 67
3. Sebastian Vettel, 60
4. Mark Webber, 53
5. Nico Rosberg, 50
6. Lewis Hamilton, Felipe Massa, 49
8. Robert Kubica, 44
9. Michael Schumacher, 22
10. Adrian Sutil, 16
12. Rubens Barrichello, 7
16. Bruno Senna, Lucas di Grassi, 0.


0 comentários:

 
Jornalismo PUC-MG - Turma 1º/2010