Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Toques finais


Os campeonatos europeus caminham para o seu final. A poucas rodadas do fim, os favoritos ao título vão ficando mais evidente. O campeonato alemão conheceu o seucampeão neste sábado. O Bayer de Munique confirmou a escrita e se sagrou campeão alemão na temporada 2009/2010. O título, veio diante de uma vitória por 3 a 1 sobre o Hertha Berlim, já rebaixado e último colocado da Bundesliga. O cenário de luxo do último jogo não poderia ser melhor. O Olympiastadion, na capital alemã, que recebeu a visita ilustre de José Mourinho, se dividiuentre a euforia bávara e a tristeza dos torcedores do Hertha, que irá disputar a segunda divisão do campeonato na próxima temporada.

Maior ganhador do campeonato alemão com 22 conquistas, o Bayer retomou a soberania nas terras germânicas após o deslize da última temporada. Primeiro treinadorholandês a ganhar o campeonato, Van Gaal afirmou que a confiança que o grupo depositou em seu trabalho foi essencial para o título. "É maravilhoso", completou.Em uma temporada marcada pela desconfiança dos torcedores em relação ao título ou ate mesmo uma vaga em uma das competições da UEFA, o Bayer terminou o campeonatocom o melhor ataque (72 gols) e a melhor defesa, junto com o Werder Bremen (31 gols sofridos). O time cercado por estrelas como o croata Olić e o francês Ribéry, aindadisputa a final da UEFA Champions League, contra a Inter de Milão, no próximo dia 22. Para coroar a brilhante temporada, os bávaros venceram o jogo com um gol de Oliće dois do holandês Arjen Robben, artilheiro do time na temporada. Com cinco pontos a mais que o segundo colocado, Schalke 04, e 19 gols de vantagem, os vermelhos terminaram com 70 pontos e apenasquatro derrotas dos 34 jogos disputados. Regado de muita cerveja, o Bayer celebrou mais uma conquista.

O campeonato se baseou no equilibrio financeiro. Quem não tem dinheiro, ou nao se prepara e não tem um planejamento financeiro, cai para a segunda divisão. Foiassim com o Hertha Berlim. O time ficou na quarta colocação na temporada passada, e este ano, amargou a última colocação, com meros 24 pontos. Foi a grande decepção dotorneio. Será a primeira vez, desde 1997, que o campeonato alemão não terá um representante da capital. Entre gritos e faixas, os torcedores do Hertha mostravam fidelidade e revolta ao mesmo tempo. Mas era nítido o apoio que se sobressaia diante das críticas. Frases como "nós continuaremos Hertha", ou "amor verdadeiro não conhece divisão", estavam presentes no estádio de Berlim.

Cada vez mais equilibrado, o campeonato alemão vem se destacando nos últimos anos. A ascensão de clubes como o Hoffenheim e Wolfsburgo deixam a disputa mais acirrada. Também temos a volta do Borussia Dortmund às primeiras colocações, assim como a briga de Hamburgo e Werder Bremen pelas competições da UEFA. Este, assegurou a terceira colocação, e disputará ao lado do campeão Bayer de Munique e do vice Schalke a UEFA Champions League.O Bayer Leverkusen ja vem a alguns anos fazendo bons campeonatos, ainda que continue a entregar nas rodadas decisivas. Ficou na quarta posição. Outros clubes como Stuttgart, do brasileironaturalizado alemão, Cacau, completam a lista. Dos times que vieram da segunda divisão alemã (Mainz,Freiburg e Nuremberg), apenas o último irá disputar a repescagem contra o Augsburg, terceiro colocado da segunda divisão. Portanto, pode ainda permanecer na divisão principal.

Em suma, mais disputado, competitivo e ponderado, a Bundesliga so tem a trazer mais emoção a cada ano. Mais craques estão presentes nos campos, e com clubes cadavez mais próximos dos melhores da europa. Agora, basta esperar pelo retorno do outono para que os ares de emoção continuem a circular nessa terra de chucruti!

3 comentários:

Thiéres Rabelo disse...

Excelente texto, Enrico!

E a Bundesliga é, já há anos, o melhor campeonato da Europa. As melhores torcidas, estádios, jogadores extraordinários. Prova da melhora do futebol alemão é a chegada do Bayern à final da UCL.

O Stuttgart perde Cacau e Lehmann para a temporada que vem. Pena.

Agora é torcer para o Bayern dia 22.

Thiéres Rabelo disse...

"A Bundesliga bateu mais uma vez o recorde de média de público nos estádios. Foram 13.001.872 de espectadores, com uma média de 42.490. O número supera a marca da temporada anterior de 41.904 pessoas nos jogos em média. Só o Borussia Dortmund levou uma média de 77.246 pessoas em seu estádio"

foconafoca disse...

Parabéns Enrico e a todos os outros meninos! Estou acopanhando o blog ;D

 
Jornalismo PUC-MG - Turma 1º/2010